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A Itaiquara

Há mais de 100 anos
alimentando gerações.

Com mais de 100 anos de história, a Itaiquara é referência nacional em qualidade e tradição no setor de alimentos. Especializada em soluções para panificação e confeitaria, a marca oferece um portfólio completo com fermentos biológicos e químicos, farinhas especiais e misturas prontas, que atendem tanto profissionais quanto apaixonados por criar na cozinha. Uma empresa que combina inovação e confiança para alimentar gerações.

 

Conheça um pouco sobre a Itaiquara e nossa jornada de sucesso!

Visão

Ser uma Cia brasileira de referência nos mercados de agronegócio e alimentação, através da melhoria contínua dos seus processos, agregando valor ao negócio e mantendo a essência de sua tradição.

Missão

Produzir e oferecer produtos com qualidade de modo a garantir a satisfação de nossos clientes e consumidores.

Valores

Ética, Humana, Integrada, Dedicada ao Cliente, Competente, Comprometida, com Espírito Colaborativo e Responsabilidade Socioambiental.

Política de segurança

Fabricar produtos de acordo com os requisitos de segurança de alimentos visando a satisfação do cliente.

Garantir que os colaboradores tenham a capacitação necessária para a fabricação de produtos com segurança de alimentos.

Assegurar a manutenção do sistema de segurança de alimentos com o objetivo de melhorar a performance da empresa.

Zelar pela imagem da empresa mantendo o compromisso com a segurança de alimentos através da melhoria contínua dos processos e produtos.

Linha do tempo

1907

Fundação da Usina de Açúcar Itaiquara por João Baptista de Lima Figueiredo, na antiga Fazenda Bica de Pedra. O nome Itaiquara surgiu por sugestão de Theodoro Sampaio, amigo do proprietário Joaquim Augusto Ribeiro do Valle. Como não era permitido repetir nomes de estações ferroviárias, ele propôs o termo em Tupi: Ita = pedra, I = água corrente, Quara = oco. Ou seja, “Bica de Pedra”, a tradução exata da origem do lugar.

1909

A Usina Itaiquara foi fundada por João Baptista de Lima Figueiredo, que encomendou de John McNeil & Co em Glasgow na Escócia uma usina de açúcar completa, fazendo parte do contrato de compra a vinda de um engenheiro para montá-la e operá-la durante um ano. A usina foi construída na antiga fazenda Bica de Pedra, que mudou de nome por sugestão de Theodoro Sampaio, amigo do então proprietário Joaquim Augusto Ribeiro do Valle e construtor da estrada de ferro ligando Guaxupé - MG à São José do Rio Pardo - SP, para dar nome à estação que ficava na fazenda. Naquele tempo, 1903, não podiam duas estações de estrada de ferro ter o mesmo nome e por sugestão de Theodoro Sampaio, que era, entre outras coisas, professor de Tupi Clássico na USP, foi dado o nome de ITAIQUARA (ITA= pedra; I= água corrente e QUARA= oco - um oco por onde a água corre, ou “Bica de Pedra” em Tupi).

1911

A Usina Itaiquara produziu 4.800 sacos de açúcar de 60 kg na sua primeira safra.

1952

A Itaiquara inicia a produção de fermento biológico fresco para panificação, em fábrica inaugurada pelo político e empresário Nelson Rockefeller, então 41º vice-presidente dos Estados Unidos.

1957

Início da fabricação de fermento químico em pó, voltado para massas de bolos.

1969

Aquisição da Usina Açucareira Passos S.A., em Passos/MG, e construção da segunda fábrica de fermento.

1978

Adquiriu a Companhia Açucareira Rio Grande, também em Passos/MG.

2005

Início das atividades da nova fábrica de misturas para panificação e confeitaria em Tapiratiba/SP.

2006

Lançamentos da Linha de Mistura para Bolos 450g e da Mistura de Pão de queijo 250g.

2007

Início das atividades da Destilaria de Álcool na Unidade de Passos/MG. ITAIQUARA apresenta o novo logotipo. Lançamento Pão de ló Itaiquara lança Mistura para Pão de ló 2kg. Lançamento Itaflex 2kg. Mistura para o preparo de produtos para panificação e confeitaria. Lançamento Panetone A Itaiquara lança a linha de Mistura Concentrada para o preparo de Panetone, versão em 10kg e 20kg. Lançamento Unta Forma 5 litros UI3 Redesign do rótulo da embalagem de 5 litros. Fondant Redesign da embalagem de 1kg e 2kg. Fermento Químico em Pó Redesign das embalagens de 2kg e 20kg. Creme Confeiteiro 1kg Redesign da embalagem. Itapan Lançamento do Melhorador de farinha em Pasta 250g. Redesign da embalagem de 500g e 10kg. Lançamento Fermento Biológico Fresco Lançamento Massa Doce – embalagens de 500g, 24kg e 25kg.

2008

Lançamento do Açúcar Confeiteiro Impalpável 500g Redesign da embalagem de Açúcar Confeiteiro 1kg Açúcar Cristal Redesign da embalagem do Açúcar Cristal Itaiquara 1kg e 5kg. Fermento Biológico Fresco Nova embalagem do Fermento Biológico Fresco de 15g. Lançamentos do Creme Confeiteiro a Frio 1kg e da Geleia de brilho 4,5kg Lançamento Itapan Melhorador de farinha na versão 250g.

2009

Lançamento da linha funcional Mistura para Pães Especiais 10kg - sabores: fibras, integral, centeio e 8 grãos. Lançamento da Mistura para massa de Salgadinhos 10kg. NOVA RAZÃO SOCIAL | ITAIQUARA ALIMENTOS S.A. Com 100 anos de experiência no segmento de panificação e confeitaria, a Itaiquara busca novos desafios através da ampliação dos segmento em que atua dentro do setor alimentício. A Itaiquara se renova junto a você, buscando participação ainda mais forte no mercado. Lançamento de Recheios e Coberturas de 4kg. Sabores de Recheios: baunilha, coco, chocolate, chocolate trufado, morango com polpa, limão com raspas e maracujá. Sabores de Coberturas: morango, chocolate e maracujá. Pronto para Usar.

2011

O ano de 2011 foi marcado pelo lançamento de EGGBOX, que é o ovo fora da casca, ovos em caixinhas Tetrapak de 1 kg. Caixas próprias para Gemas, Claras e Ovos. Facilitando o cotidiano do padeiro/ confeiteiro com o consumo exato de produtos, evitando o desperdício. Mais informações no site www.eggboxitaiquara.com.br

2012

Redesign de todas as embalagens.

2014

Inauguração do Museu Antiga Máquina de Café – Usina Açucareira Passos, situado na Fazenda Soledade, zona rural de Passos/MG.

2015

Inauguração do Museu Fortaleza, situado na Fazenda Fortaleza - Divinolândia/SP.

2016

Inauguração da fábrica de fermento seco instantâneo, ampliando o portfólio de produtos da companhia.

2017

Lançamento das Coberturas de Chocolate.

2018

Reposicionamento da marca com conceito mais moderno e com uma parceria inédita com o Chef Eduardo Guedes. Lançamento de novas embalagens, com o novo posicionamento e estética da marca.

2025

Início de uma nova fase: reestruturação da marca, modernização da identidade visual e posicionamento voltado para o futuro, sem abrir mão da tradição centenária que sempre moveu a Itaiquara.

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